domingo, 17 de outubro de 2010

Para José Padilha

Primeiramente gostaria de parabenizar você José Padilha pelo ótimo trabalho feito em Tropa de Elite 2, muito bem roteirizado, produzido e dirigido, sei que deve ouvir isso de todos, mas o filme ficou realmente muito bom.

Desculpe por qualquer besteira que eu possa escrever aqui, tentei ler suas entrevistas e são muitas, não consegui tirar todas as dúvidas que tive depois de assistir o Tropa de Elite 2, então vou escrever.

Admiro, e até invejo um pouco, a coragem para dar a cara à tapa com esse tipo de crítica, pelas entrevistas que vi, sei que não foi fácil, mas todo esforço uma hora ou outra tem a sua recompensa, certamente é um filme que vai ficar na memória, ou não, pois infelizmente o brasileiro tem memória curta e esquece-se de certos acontecimentos históricos que são importantes para entendermos o nosso futuro, mas não vou dar uma de sínica e não me incluir nessa população, gostaria de fazer alguma coisa para mudar, sou estudante de Rádio e TV em um dos trabalhos da faculdade, propus um programa de rádio que falasse dos escândalos que aconteceram que ficaram em evidencia na mídia e depois desapareceram, alguns desses escândalos ainda estão em processo de julgamento e seria importante que a população soubesse que isso ainda existe, o nome seria bem propicio “Brasil sem memória”, mas quando recebi a nota vi que os professores gostam mais de alguma coisa bonitinha do que desafiadora. Mas ainda tenho esse projeto em mente e talvez um dia consiga colocar ele em prática.

O filme é um desses projetos que mostra para as pessoas o que esta bem em frente aos narizes delas, mas devido a muita burocracia e algumas pessoas que não querem que elas vejam, ficam cegas com um Brasil que não existe.

Uma coisa que fico pensando é que mesmo com esses 4,1 milhões de espectadores, digo novamente muito bem merecidos, há uma população que não tem condições para ver, o preço do ingresso de cinema ainda é muito cara para uma parte da população do Brasil, pelo o que soube o filme seria lançado antes do 1º turno de eleições, mas infelizmente não pode, e é muito importante para que as pessoas pensem em quem irão votar nos cargos desse ano.

Não sei se é possível, mas uma idéia é que esse filme poderia ser exibido em comunidades carentes, poderia fazer uma grande diferença para as pessoas que não tem acesso a TV, internet, jornal ou outros meios de comunicação que possam trazer informações sobre o que está acontecendo no mundo. Algumas instituições como o Brazucah fazem exibições gratuitas em bairros para estimular as pessoas a irem ao cinema, gostaria muito de pedir para que esse filme seja divulgado em lugares em que o acesso ao cinema é muito difícil. A pirataria chega a esses lugares e conseqüentemente as pessoas assistem o que está no cinema, mas como cinéfila digo que não é a mesma coisa do que sentar em uma poltrona e por algumas horas esquecer-se do mundo e ficar mergulhada em uma história, e quando essa história passa para a vida real como é o caso de Tropa de Elite 2 e faz as pessoas pensarem e se motivarem a fazer alguma coisa a respeito é ainda melhor.

Não tenho palavras para parabenizar e agradecer pelo seu trabalho, não só pelos Tropas, mas também pelos outros trabalhos, como o documentário sobre o seqüestro do 174 que acabou resultando no filme de Bruno Barreto, outro grande filme que não é muito falado hoje em dia.
Gostaria muito que você lesse esta mensagem e que pudesse colocar o filme em comunidades e lugares onde ele seria muito bem recebido, e saiba que se o filme fez uma pessoa pensar e agir já é gratificante por todo trabalho feito.